O programa mostra que cada funcionário recebe US$ 1,78 por dia, e precisa pagar 70 centavos de dólar por refeição. Quem dorme na própria fábrica também precisa pagar US$ 17,50 por mês. Segundo a reportagem, as condições de vida desses operários era bem pior antes da chegada da Apple. A empresa teria pressionado a companhia chinesa por mais qualidade de vida para seus empregados.
Mais informações importantes sobre a Apple foram reveladas pela reportagem. Uma delas é o tempo gasto e o número de pessoas envolvidas para fabricar os aparelhos. Um iPhone demora cerca de 5 dias e passa por 141 pessoas para ficar pronto. Já o iPad são 325 funcionários. Tudo praticamente feito à mão.
Alguns especialistas estão criticando a reportagem por não aprofundar os problemas vividos pelos funcionários. Dizem também que tudo não passa de uma estratégia da Apple de diminuir a repercussão negativa aos seus produtos trazidos pelas denúncias das péssimas condições de trabalho na Foxconn oriental. Há inclusive registro de suicídios e ameaças de suicídios coletivos por parte dos operários.
É mesmo curioso que uma empresa tão reservada como a Apple tenha exposto seu modo de produção por pura iniciativa própria.
Veja um trecho da reportagem abaixo (em inglês). Para ver completo, veja aqui (mas só funciona com um IP dos EUA).
0 Comentários
Seja Bem Vindo ao Grupo Trabalho Seguro Vida Futura, agradecemos sua visita, e aguardaremos seu retorno.