Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Sistema de uso obrigatório da segurança no trabalho vence na feira do inventor


Luanda - O sistema de uso obrigatório das normas de segurança em empresas, o aproveitamento tecnológico da mucua, o teclado e o rato para deficientes físicos, foram as três obras vencedoras da 4ª edição da feira do inventor/criador angolano.
 
O evento que teve a duração de três dias teve como objectivo, desenvolver uma cultura local assente na base da criatividade e inovação, que fomente o desenvolvimento das tecnologias no país, visando classificar três representantes para a Feira Internacional de IENA, em Nuremberg, Alemanha.
 
De acordo com o presidente do júri, Barros Licença, os trabalhos para serem premiados têm como requisitos, inovação, ineditismo, criatividade e clareza das informações.
 
O inventor/criador, Inácio Augusto Simão ficou em primeiro e terceiro lugares com as obras sistema de uso obrigatório de segurança em empresas de fabrico de engenhos (uso de capacete e da atenção ao longo do exercício do trabalho), bem como a invenção do teclado e rato para computadores a serem usados por deficientes ou diminuídos físicos sem os membros superior.
 
O segundo lugar coube ao inventor/criador Mabiala Damasco, que apresentou o aproveitamento tecnológico da fruta do embondeiro (Mucua).
 
De acordo com o corpo do júri, como para a Feira da Alemanha deve ter três representações e o primeiro e terceiro lugares coube ao mesmo inventor.
 
"Houve a necessidade de colmatar essa vaga com o quarto lugar ocupado por Alcino Gomes, que apresentou uma caixa de velocidades diferente das comuns.
 
Para o corpo do jurado como a cultura também é um elemento a ter em conta na Feira de IENA na Alemanha elegeu o sistema Mandombe, para representar o país neste evento internacional.
 
A decisão do júri foi pela sua importância e a divulgação cultural angolana, por outro lado a Feira de IENA permite que os diversos países representados divulguem a sua cultura.
 
Os três primeiros classificados para além da participação na Feira Internacional têm como prémios uma quantia monetária simbólica, cursos oferecidos por empresas, bem como o registo e patenteamento gratuito dos seus trabalhos no Instituto Angolano de Propriedade Industrial (IAPI).
 
Participaram no evento instituições como o Inefop, Sonangol, Instituto Superior Técnico Militar, Universidade Metodista, Tecno tronic System, Sistec, Soalarme, Golfo-Atlântico engenharia, associação amizade do conhecimento e saber, Amitaf, Fusplas, Faculdade de Ciência da UAN, Tv Cabo, Sosol, Centro Mandombe e expositores individuais das províncias de Luanda, Namibe, Cabinda, Benguela e Lunda Sul.
  
Foram apresentados trabalhos como cofre com dupla segurança, controle de energia por RF, sistema de chamada bidireccional com níveis de propriedade, máquina para compactação de resíduos sólidos de metal (latas), carregadores de bateria micro controlado, gaveta electrónica, urna de voto digital, máquina de reciclagem por fusão.

Fonte: Angola Press

Postar um comentário

0 Comentários