Header Ads Widget

Responsive Advertisement

'Financial Times' vê ideia 'corajosa' de PPP na saúde no Brasil

O Financial Times publicou uma reportagem especial sobre políticas de saúde no mundo e incluiu a experiência...

    O Financial Times publicou uma reportagem especial sobre políticas de saúde no mundo e incluiu a experiência brasileira de PPPs (parcerias público-privadas) entre os modelos analisados.

    "Para um político de esquerda no Brasil, poucas políticas são mais corajosas do que a de leiloar o direito de operar um hospital público", afirmou o diário.

    A reportagem se refere ao Hospital do Subúrbio, em Salvador (Bahia), que em julho entrou em uma lista da consultoria KPMG dos projetos mais inovadores do mundo.

    Na avaliação do FT, o fato de o governador da Bahia, Jaques Wagner, ser "do estatista Partido dos Trabalhadores" e ter lançado a PPP do hospital com um evento na bolsa de valores, é "significativo" e representa que o setor está mudando.

    A unidade, construída pelo governo mas equipada e operada pelo setor privado, apóia-se no modelo de experiências similares na Espanha.

    Em outros setores, como infraestrutra, o avanço das PPPs é mais lento, observa o FT. No entanto, "a demanda pelos serviços será uma lição para futuros projetos", acredita o jornalista Henry Mance, autor da reportagem. Para ele, o Estado terá que recorrer à iniciativa privada para atender as necessidades do País.

    Por Sílvio Guedes Crespo, estadao.com.br

    Postar um comentário

    0 Comentários