Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Pernambuco: Ceatox discute o risco das intoxicações na infância no Rotary

                         Cerca de 30% das ocorrências no Ceatox envolvem crianças 


O Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox) participou, na última quinta-feira (16/07), da reunião mensal dos integrantes do Rotary Recife, que foi realizada no auditório do Clube Português, localizado no bairro das Graças. Em debate, o risco das intoxicações na infância, que correspondem a mais de 30% dos atendimentos registrados pelo serviço, nos últimos cinco anos. Ao todo, foram mais de quatro mil casos.

Com um público composto por personalidades e autoridades pernambucanas, a palestra foi ministrada pela coordenadora do Ceatox, Lucineide Porto. “Facilmente, as crianças confundem medicamentos com guloseimas, pois alguns remédios possuem cores e tamanhos parecidos com alguns chocolates e bombons famosos. Às vezes, o descuido dos pais, em deixar medicamentos em locais de fácil acesso, aumenta o perigo destes acidentes”, comentou Lucineide.

Durante o debate, o público conheceu as principais causas das intoxicações na infância e quais as melhores formas de evitá-las, assim como o que deve ser feito de imediato, após um acidente. “Algumas embalagens de produtos químicos trazem desenhos de frutas, cores fortes, que atentam a curiosidade das crianças, por isso é importante não deixá-los expostos”, completou Lucineide.

CEATOX – O Centro de Assistência Toxicológica foi criado, em Pernambuco, no ano 1992, no Hospital da Restauração. Dispondo de protocolos específicos, o Ceatox faz o acompanhamento dos pacientes através de evolução clínica diária, até a alta médica. Em 2011, o serviço mudou de endereço e passou a funcionar na antiga sede da Secretaria Estadual de Saúde, localizada na Praça Oswaldo Cruz.

O órgão possui equipe multiprofissional atuando 24 horas por dia para prestar assistência rápida, por telefone, à sociedade e aos profissionais de saúde. Por meio do número 0800.722.6001, é possível tirar dúvidas sobre os casos de intoxicações e acidentes com animais peçonhentos e para onde seguir para obter acompanhamento médico.

Além da assistência aos casos de intoxicações e acidentes por animais peçonhentos, o Ceatox desenvolve atividades de ensino e pesquisa através de parcerias com instituições de ensino e pesquisa, como universidades, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães e Instituto Butantan.

Secretaria de Saúde PE

Postar um comentário

0 Comentários