Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Pernambuco: Governo do Estado compra imóveis de colégios particulares fechados para construir escolas técnicas

Os prédios do Marista, no Janga, e do Pio XII, na Iputinga, irão ser reformados e deverão entrar em funcionamento ainda neste semestre.

O Governo do Estado comprou e vai recuperar os imóveis dos colégios Pio XII, no bairro da Iputinga, e Marista São Marcelino Champagnat, no Janga, fechados em 2009 e 2010, respectivamente, para construir duas novas escolas técnicas. As unidades começarão a funcionar ainda neste semestre, oferecendo cursos rápidos de capacitação, e se transformarão, a partir do próximo ano, em centros de educação direcionados para os polos automotivo, industrial e tecnológico do estado. A expectativa é de que cada unidade receba uma média de 1 mil alunos.

O prédio do colégio Marista, segundo da congregação a fechar no estado, deverá entrar em funcionamento primeiro, até setembro. Durante os sete anos em que funcionou, o colégio nunca obteve lucro e fechou com uma média de 660 alunos. Ele irá reabrir as 10 salas, os laboratórios, a quadra e a área da piscina para as atividades de cursos de qualificação. O cronograma de aulas deverá ser definido nas próximas semanas pela Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE). %u201CEstamos em fase final de regularização da posse para dar início às ações. Vamos apenas fazer alguns ajustes no prédio%u201D, afirmou o secretário Anderson Gomes.

A partir do próximo ano, estão previstas a abertura de turmas para os cursos de logística e administração automotiva, com foco no polo de Goiana. No Pio XII, colégio que fechou após 53 anos de existência com uma média de 300 alunos - até a década de 1990, havia cerca de 2 mil - também funcionarão cursos regulares de ensino técnico. Cerca de R$ 18 milhões foram investidos na compra dos prédios e nas reformas para adequação ao Programa Brasil Profissionalizado, do Ministério da Educação. Atualmente, existem 14 escolas técnicas no estado. Até o fim do ano, outras 11 deverão entrar em funcionamento.

Diário PE

Postar um comentário

0 Comentários