Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Recife: DATAFOLHA - Daniel Coelho encosta em Humberto no segundo lugar

                Geraldo Julio cresce cinco pontos e abre vantagem na disputa

A terceira pesquisa de intenções de votos feita pelo Instituto Datafolha, encomendada pela TV Globo e divulgada hoje, mostra que o candidato a prefeito do Recife, pelo PSB, Geraldo Julio, lidera a corrida sucessória, com 34%. Humberto Costa (PT) caiu para o segundo lugar, agora com 23%. 

Logo atrás vêm Daniel Coelho (PSDB), com 19%, e Mendonça Filho (DEM), tendo a preferência de 8% do eleitorado. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o Datafolha aponta empate técnico entre o petista e o tucano.

Os candidatos Esteves Jacinto (PRTB), Edna Costa (PPL) e Roberto Numeriano (PCB) foram citados por 1% dos entrevistados cada um. Jair Pedro (PSTU) não pontuou. Declararam que votariam em branco, nulo ou em nenhum deles 6% dos consultados.

Não souberam responder 7%. A pesquisa foi feita nos dias 10 e 11 deste mês de setembro, sendo registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) com o número PE 00106/2012.

Os números refletem o novo momento da disputa na Capital pernambucana. Em agosto, o Datafolha fez levantamento, no qual Geraldo Julio e Humberto Costa estavam empatados com 29% das intenções de voto.

Agora, com o socialista crescendo cinco pontos percentuais, abre vantagem de 11 para o petista. Daniel era terceiro, com 12% e subiu sete pontos. Mendonça, que na ocasião apareceu com 9%, caiu um. Edna Costa, Roberto Numeriano e Esteves Jacinto figuravam com 1% e Jair Pedro não pontuou.

Numa comparação com a primeira pesquisa, feira em julho, dá para perceber a evolução de Daniel, que tinha apenas 8%, e de Geraldo, que começou com 7%. Na mesma amostra, Humberto liderava com 35%, enquanto o candidato do DEM era segundo, com 22%.

REJEIÇÃO

O Datafolha também consultou os eleitores sobre qual candidato eles não votariam. A rejeição a Humberto, que há duas semanas era de 29%, cresceu para 38%. Mendonça, que também era rejeitado por 29% no final de agosto, tem agora 36%. Daniel Coelho, com 18%, e Geraldo Julio, com 17%, são os candidatos menos rejeitados, segundo a amostra.

Ainda de acordo com o levantamento, em um eventual segundo turno envolvendo o petista e o socialista, Geraldo Julio teria 55% dos votos e Humberto Costa, 34%. Outros 7% disseram que votariam em branco ou nulo, enquanto 4% se declararam indecisos.

RICARDO DANTAS BARRETO, com FOLHA PRESS

Postar um comentário

0 Comentários