Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Novas relações entre empresas, funcionários e clientes


A implementação de uma rede social corporativa pode trazer várias mudanças para uma empresa, inclusive nas relações com os clientes.

Em um futuro próximo, especialistas acreditam que os e-mails serão substituídos pelas redes sociais. A explicação parece lógica: de acordo com um levantamento feito pela ComScore, em 2011, mais de 80% da população mundial conectada à internet mantêm uma conta ativa em um site de rede social.

Quando esses dados são analisados no universo corporativo, o horizonte vai além. É o que constatou a última pesquisa feita pela McKinsey&Company com mais de 4 mil executivos de todo o mundo. O estudo mostrou que as empresas que adotaram as tecnologias sociais aos processos de trabalho não só encontraram novas oportunidades, como também aumentaram a sua fatia no mercado.

A mudança operacional também tem reflexos no comportamento dos próprios funcionários e até nas relações com os clientes. Com a consultoria de Flávio Campos, da IBM América Latina, conseguimos identificar, pelo menos, outras quatro vantagens:


Maior participação dos funcionários


Em vez de concentrar os papéis e decisões em apenas um grupo, as tarefas são partilhas e divulgadas para todas os círculos da empresa. Essas novas conexões fazem com que profissionais, mesmo distantes geograficamente ou que trabalhem em áreas distintas, possam colaborar de uma forma mais efetiva. O resultado é o aumento da produtividade e da inovação


Eliminação das barreiras


A partir do momento em que as distâncias são encurtadas e o papel colaborativo dos funcionários cresce, os processos ficam mais transparentes. Essa nova característica é fundamental para a comunicação interna, o que, em curto e médio prazo, contribui para agilidade e redução dos custos.


Feedback mais rápido para o cliente


O ambiente de uma rede social corporativa acelera os processos internos e externos permitindo acesso mais rápido a informação. Ao permitir que especialistas em diferentes locais possam colaborar na criação, com repostas e sugestões quase em tempo real, o produto chega ao mercado mais rápido.


Vendas e marketing


Mídia impressa, rádio, Tv e e-mail permitem o envio de mensagens para um grande público com baixo custo. No entanto, com as redes socais corporativas é possível medir o nível de satisfação dos clientes, já que eles participam de todos os processos. Esse relação mais estreita é benéfica tanto para o produto final (a ser criado ou reformulado), quanto para as estratégias de divulgação no mercado.

                                               iG São Paulo- especial para IBM

Postar um comentário

0 Comentários