*Por Augusto Saboia
O mundo de hoje é repleto de discriminação em todos os sentidos e vindos de todas as áreas, escolas, trabalho, meios de comunicação com seus modelos de beleza, formas de se comunicar, vestir e valores cada vez mais degradados de uma sociedade arrasada pela falta de educação, corrupção, ganância, consumismo desenfreado e a perda da noção dos valores mais importantes para o bem comum.
E as discriminações são muitas e vindas de diversas formas, às vezes veladas e difíceis de enxergar, mas estão lá consumindo a vida daqueles que a sofrem.
Passam por todo tipo de humilhação e não adianta normalmente ser mais capaz que os “ditos” normais pela sociedade, são excluídos ou preteridos em função de sua aparente não normalidade, dizem que a situação esta melhorando e acredito que timidamente estamos evoluindo em algumas áreas, mas isto devido à luta, organização e até a revolta daqueles que são vítimas todos os dias dos obstáculos que a sociedade lhes impõe.
Dizem que no Brasil não existe discriminação racial, ledo engano, nosso país é um dos mais racistas do mundo, só que é a pior, enquanto em outros ela é mais visível e assumida, aqui é velada e infame, as estatísticas não mentem.
Quem não é tido como branco, que é a minoria em nosso país e relegado a base da pirâmide.
Negros, Índios e tantos outros são os que têm menor escolaridade, morrem mais cedo vítimas de assassinatos, falta de saúde pública e tantos outros sintomas deste verdadeiro descaso com as pessoas.
Nos presídios, 99% das pessoas, são destes grupos, negros, pobres, que estão ali na maioria pelas dificuldades que a vida lhes impõe, falta de opções, enveredam pelo mundo das drogas, assaltos e tantos outros delitos que poderiam ser diminuídos se nosso Estado realmente cuidasse de seus cidadãos.
Logicamente esta situação não começou agora, são mais de 500 anos de Governos sempre preocupados com as elites e deixando o resto da população ao Deus dará.
Nos últimos anos tímidas ações para melhorarmos estas condições estão sendo implantadas, mas muito pouco pelos séculos de abandono.
No trabalho as discriminações são grandes, pessoas com algum tipo de deficiência física, seja ela motora, visual, gagueira, auditiva até gordura são discriminadas, podem ter uma capacidade de trabalho e inteligência maior que as outras, mas sempre são preteridas quando das promoções e outros benefícios que seriam um direito pelo seu valor e força de vontade em superar suas limitações e não se abaterem pelos obstáculos que lhes são impostos.
Muitas Leis foram criadas para melhorar essas relações, mas a maioria ou não são cumpridas ou utilizadas de forma tímida para Inglês vê.
O pior que o primeiro a não cumpri-las é o próprio Estado que as cria, com isso, como o mesmo pode exigir que os outros entes da sociedade as cumpram.
É um circulo vicioso, desumano que precisa urgentemente ser mudado sob pena de no futuro a convivência na sociedade se torne cada vez mais difícil.
O bem estar de poucos não pode se sobrepor ao da maioria, este é o motivo de várias revoluções, guerras que aconteceram ao longo da história e que ainda continuam a acontecendo.
O ser humano tem que se dar conta que não é uma ilha, todos somos parte de um propósito maior e temos direito a dignidade e busca de melhores condições de vida e a dita felicidade.
Mas nem tudo esta perdido, existem pessoas, organizações que lutam por um futuro melhor para tantos que precisam, uma corrente do bem que cada vez mais deve fazer parte da vida de todos aqueles que buscam para humanidade um futuro melhor, onde todos possam usufruir das conquistas e avanços que hão de vir.
Só com a compreensão e o apoio as diferenças poderemos construir um futuro melhor para toda a humanidade.
A discriminação é uma das piores chagas que precisamos diminuir e eliminar, pois, sem fazê-lo não teremos um futuro digno para as próximas gerações.
*Por Augusto Saboia
Especialista em Gestão e Políticas Públicas
Editor Chefe dos Sites Blog das PPPs, Tecnólogos em Segurança do Trabalho e Política na Web
0 Comentários
Seja Bem Vindo ao Grupo Trabalho Seguro Vida Futura, agradecemos sua visita, e aguardaremos seu retorno.