Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Arranhacéu da Praça, uma Pérola preservada na caótica Praça da Independência no Centro do Recife


*Por Augusto Saboia

De vez em quando gosto de fazer junto com minha filha Expedições ao Centro do Recife e digo isso porque é uma verdadeira aventura andar e fazer algumas compras pelo lindo, caótico e sujo centro de nossa cidade.

Mas com os olhos de um Recifense que ama sua cidade e procuro passar esse amor para minha filha vamos descobrindo edifícios, ruas, igrejas que ainda sobrevivem e seus moradores apesar de todas as dificuldade impostas pela Prefeitura, como falta de incentivos, demora na aprovação de projetos e muitas outras, conseguem manter viva um pouco de nossa história e arquitetura.

 O Arranhacéu da Pracinha é um exemplo de preservação em meio ao caos da linda Praça da Independência, centro nervoso do Recife, completamente degradada, suja, um descaso completo, uma pena, pois a mesma esta localizada na confluência de importantes avenidas de nossa cidade como a Guararapes e Dantas Barreto.

Arranhacéu  da Pracinha

Em contra-ponto a sede do maior do jornal mais antigo de nossa cidade e um dos mais antigos do Brasil é um exemplo de descaso e degradação infligido pelos seu donos que poderiam recuperá-lo e fazer um grande centro cultural, mostrando a história gloriosa do Diário de Pernambuco. 

Antiga sede do Diário de Pernambuco

São contradições como estas que encontramos constantemente em nossa cidade, uma das mais belas do mundo, mas depredada pelos Desgovernos, Incessibilidade da iniciativa privada e falta de respeito da População, para um patrimônio que é de todos.

O Recife é nossa casa, merece repeito, amor e cuidado de todos os entes da sociedade.

Mas vendo esse Belo Arranhacéu da Pracinha, imponente, bem tratado e servindo a população há mais de 70 anos tenho a esperança que nossa realidade vai mudar e que o Recife cuidará de seus monumentos históricos, edifícios, praças e juntando com a modernidade se tornará uma cidade mais bonita e humana para seus moradores.

A responsabilidade é de todos, temos que amar e cuidar, assim teremos um futuro melhor, deixando um legado para nossos filhos que sentiram orgulho de ter nascido e dizer SOU RECIFENSE.

*Augusto Saboia
Especialista em Gestão e Políticas Públicas
Editor dos Sites Blog das PPPs, Política na Web e Tecnólogos de Segurança do Trabalho

Postar um comentário

0 Comentários