Header Ads Widget

Responsive Advertisement

União abaterá dívida de universidades privadas que oferecerem mais bolsas de estudo


Desconto nos débitos pode chegar a 90% do valor devido

Mulheres representam 59% dos incritos no Enem 2012, segundo o Inep

Instituições que oferecerem bolsa a alunos de baixa renda terão abatimento de dívida (Thinkstock)

O Ministério da Educação (MEC) publicou na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União a regulamentação do Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior, o Proies. 

Dessa forma, universidades e institutos privados que tenham dívidas com a União poderão obter descontos de 90% nos débitos se concederem bolsas integrais a estudantes pelo Programa Universidade para Todos (Prouni).

As bolsas devem ser oferecidas exclusivamente a estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa (933 reais) e em cursos que tenham sido bem avaliados pelo MEC – ou seja, aqueles que receberam no mínimo nota 3 (na escala de 0 a 5) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 

As bolsas do Proies poderão ser disponibilizadas somente após o preenchimento de todas as bolsas de estudo do Prouni na unidade de ensino.

Para participação do programa, a instituição deve obrigatoriamente ter aderido também ao Prouni, ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo. Assim como no Prouni, a seleção de alunos será feita pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

A lei 12.688, que institui o programa, foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff em de 18 julho.

Veja

Postar um comentário

0 Comentários