Veja as dicas para escolher e manter o seu capacete
Existem
capacetes a partir de R$ 100 até R$ 3.500. Não precisa escolher nenhum destes
extremos

Um estudo recente da
Escola Paulista de Medicina revelou que 68% das lesões graves com motociclistas
são na cabeça. Não chega a ser novidade, afinal o cérebro é um órgão vital e é
uma das primeiras partes do corpo a ser atingida em caso de colisão.
Por força da lei, o uso
do capacete é obrigatório. Em cidades grandes, a adesão ao equipamento é
superior a 90% e só muito raramente se vê alguém rodando de moto sem o
equipamento. Mas se o capacete é item obrigatório, o que explicaria o grande
número de óbitos provocados pelo trauma crânio-encefálico (TCE)?
A resposta está na
forma como usam e na total falta de fiscalização do equipamento. Por ser
obrigatório (em alguns países é apenas aconselhado), a maioria dos usuários de
motos usam com a único objetivo de atender a lei, sem cuidado na escolha, nem
com a manutenção.
Existem capacetes a
partir de R$ 100 até R$ 3.500. Não precisa escolher nenhum destes extremos.
Como dizia em latim "in medium est virtus" ou seja, a virtude está no
meio. Um capacete na faixa de R$ 600 a R$ 1.000 oferece um bom nível de
conforto e qualidade.
Algumas dicas para
escolher e manter seu equipamento:
Tipos - Normalmente os
capacetes são divididos em modelos abertos (que deixa o rosto exposto) e os
integrais, que protegem também o queixo. É claro que o modelo integral oferece
maior proteção, inclusive contra pedras e insetos que surgem no caminho do
motociclista. O tipo aberto é obrigado a ter viseira ou ser usado com óculos de
proteção. Óculos escuros não servem! Um modelo intermediário é usado pelos
praticantes de fora-de-estrada. Tem a proteção do queixo, mas não tem viseira.
Porém tem uma pala que pode forçar a cabeça para trás em alta velocidade.
Tamanho - O ideal é o
capacete ficar apertado, comprimindo as bochechas. Não pode ficar folgado,
porque em velocidade acima de 100 km/h ele desliza para baixo e prejudica a
visão. Como ele tem uma camada grande de estireno (isopor), esse material pode
alargar depois de algum período que varia conforme a intensidade de uso. Para
quem veste e tira o capacete várias vezes por dia, essa camada de isopor
comprime mais rapidamente. Se perceber que o capacete está largo é hora de
trocar.
Viseira - Atualmente
todos os bons capacetes tem viseira anti-risco, mas convém checar com o
vendedor. Precisa ser clara, porque a lei proíbe as viseiras espelhadas e só
permite viseira fumê durante o dia. Verifique se ao fechar a viseira ela
encaixa perfeitamente, sem deixar espaço para entrar vento ou sujeira. A melhor
forma de manter a viseira é limpar só com algodão.
Limpeza e higiene -
Nada melhor para limpar capacete do que esponja e sabão neutro. Limpe o casco e
a viseira. Depois pode encerar com polidores para plástico, inclusive a
viseira. Manter a viseira polida melhora muito a visibilidade em caso de chuva.
Como o capacete está sempre em contato com a pele e suor é normal acumular
bactérias e fungos que causam mal cheiro. O uso de balaclava resolve boa parte,
mas a maioria dos bons capacetes tem forração removível e lavável. Depois deixe
secar ao sol e sempre que guardar deixe com a viseira aberta.
Manutenção - Os
capacetes não requerem manutenção, porque é um equipamento que deve estar
sempre novo. Normalmente no prazo de 3 a 5 anos o capacete deve ser
substituído, dependendo do tipo de utilização. Mas em caso de queda deve sim
ser descartado. O capacete é feito para absorver o impacto e depois de uma
pancada ele pode comprometer a estrutura, mesmo que aparentemente esteja bom.
Para descartar o capacete é recomendável cortar a cinta jugular ou destruir o
casco, senão ele acaba na cabeça de alguém.
Regulagem - Tão
importante quanto usar é saber como usar. A fivela deve ficar sempre
tensionada, encostando na pelo do motociclista. Deixar a cinta jugular frouxa
faz o capacete sair da cabeça em caso de acidente. Usar um capacete
desafivelado é a mesma coisa que usar um boné na cabeça: só protege do sol!
FONTE: Yahoo!
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