Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Dicas para evitar os riscos de dores nas costas no ambiente laboral

ambiente de trabalho pode gerar não apenas dor de cabeça (devido a problemas e estresse do dia a dia) como também ocasiona dores nas costas  para aquelas pessoas que permanecem horas no posto de trabalho fixo, uma queixa muito comum de profissionais dos mais variados cargos em todas as empresas.


A dor nas costas tem sido uma das lideres em causas de afastamento no trabalho, responsável por quase 160 mil licenças anuais, mostra o levantamento divulgado no site do Ministério da Previdência Social.

Para o presidente do comitê de coluna da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot), Luis Eduardo Munhoz, a abrangência de profissionais que podem ser acometidos por este problema justifica a liderança, “Desde funcionários que precisam carregar muito peso no serviço a pessoas que passam horas em frente ao computador em postura inadequada, todos são suscetíveis”, diz o especialista.

A boa notícia é que com cuidados preventivos para a sua saúde, independente do cargo que ocupa, você pode cuidar de sua saúde e evitar esse incômodo terrível, que acaba por atrapalhar tanto suas funções no trabalho como também seus momentos de lazer com os amigos e familiares.

Maneiras de evitar dores nas costas no ambiente de trabalho

   Além de cuidar de sua postura em todos os momentos, fazer exercícios regularmente, fazer ginastica laboral e respeitar seus limites na hora de pegar peso, se seu serviço exigir essa função, ficar muito tempo sentado demanda mais cuidados devido à posição repetitiva. Veja o que deve fazer para evitar mais transtornos:

1 – A escolha da cadeira é muito importante

   Para evitar dores nas costas no ambiente de trabalho você deve começar escolhendo uma boa cadeira, ela deve ter um assento ajustável, com encosto e apoio para braço, além de um suporte para a região lombar, pois assim você pode se adequar ao tipo de trabalho que estiver realizando e cuidar de sua saúde.

2 – Escolha bem a mesa de trabalho

   Não é somente a cadeira que demanda cuidados, mas a mesa deve estar em altura compatível para que seu cotovelo esteja confortável, a disposição dos itens da mesa também deve ser avaliada, pois o computador tem que ficar próximo para que não fique virando a todo o momento.

   Ao se movimentar na mesa, se for para a frente, dobre os quadris, pois isso o deixará alinhado sempre, ajudando a prevenir as dores nas costas.

   Não deixe coisas debaixo da mesa, pois você precisa ter espaço para esticar as pernas ou até mesmo ter um apoio para os pés se for ficar muito tempo sentado na mesma posição, e vale lembrar que sempre é hora de pensar na postura, então fique de olho na forma como está sentando.

3 – Andar um pouco faz bem

   Com a modernidade do dia a dia nos vemos com certa ociosidade e se você trabalha sentado pensa duas vezes em levantar da cadeira. É comum pedir para alguém que está passando na frente de sua mesa levar um documento na outra sala ou até mesmo usar o ramal para conversar com um colega de trabalho sobre uma dúvida. Porém chegou a hora de mudar seus hábitos se quiser evitar as dores nas costas.

   Tente se movimentar e levantar um pouco de tempos em tempos para mudar a posição, esticar as pernas e fazer movimentos, isso não quer dizer que vai ficar andando pela empresa e deixará seu trabalho de lado, mas ao invés de pedir para alguém levar aquele documento, levante e leve até a sala do colega e depois volte para sua mesa. O mesmo vale para quando tiver um assunto mais detalhado: vá pessoalmente perguntar ao invés de usar o telefone.

   Com essas simples mudanças de hábitos e cuidados você consegue evitar dores nas costas no ambiente de trabalho.

Fonte: Vanessa Queiroz

Postar um comentário

0 Comentários