Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Vigilância sanitária alerta sobre cuidados com ração humana


Paulo Bezerra afirma que ração humana não deve substituir as três refeições

Nos últimos meses uma mistura com vários ingredientes, chamada ração humana, está sendo bastante consumida por inúmeras pessoas como substituta de uma das três refeições.

Apesar do sucesso do produto, o diretor da Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Paulo Bezerra, faz um alerta para a combinação que reúne farinha de trigo, linhaça, leite de soja, farelo de aveia, levedo de cerveja, gergelim, gérmen de trigo, guaraná, gelatina e açúcar mascavo.

Segundo Paulo Bezerra, esses ingredientes possuem ação de auxiliar o organismo, quando usados separadamente, a exemplo da linhaça que foi comprovada cientificamente sua ação de reduzir o colesterol, além de ser rica em ômega 3. Bezerra destacou que a atenção deve ser redobrada quando se faz a mistura, uma vez que, não se tem conhecimento se há algum componente que possa interferir na absorção de algum nutriente.

“A eficácia e eficiência dessa mistura não tem comprovação científica. Portanto não se pode veicular propaganda da mistura com todos os efeitos terapêuticos que estão sendo atribuídos”, afirmou Paulo Bezerra. Ele ressaltou que é preciso ter conhecimento sobre a origem de todos os ingredientes, data de validade, manipulação e acondicionamento.

A Vigilância Sanitária Estadual tem buscado informações referentes ao número de lotes, acondicionamento e armazenamento do produto, porque esses fatores podem interferir na qualidade da ração. A mistura é composta de farelos que podem desenvolver fungos e também haver oxidação dos ingredientes.


Fonte: Ascom/Sesa

Cuidados ao comprar a ração humana

Como a ração humana é composta de produtos naturais, sem qualquer conservante,
é indicado comprar este mix, tanto a granel como embalada, de empresas sérias,
preocupadas com a higiene e conservação dos ingredientes.
Verifique as informações da empresa, no site ou por telefone, se ela sabe o que faz,
ou se é mais um produto da "moda" para vender.

Produtos naturais com prazo de validade vencidos,
podem propiciar o desenvolvimento de fungos.
Por isto, se consumidos além do prazo de validade,
podem ser prejudicial a saúde, por estarem vencidos e por poder conter fungos.
O cheiro destes produtos vencidos com fungos se assemelha ao cheiro de mofo,
se estiver cheirando assim não consuma.

Ração Humana


A Ração Humana é um composto que contém diferentes tipos de ingredientes ricos em fibra. Controla colesterol e triglicerídeos, aumenta a resistência orgânica, regula o intestino e ajuda na desintoxicação do organismo.

O consumo da ração humana ajuda no emagrecimento porque tem a função de estabilização do sistema digestivo e diminui a absorção da gordura. É importante destacar que a ração humana tem o efeito de perda de peso, desde que sejam feitos exercícios físicos e que pelo menos uma das refeições seja substituída pela ração



Ração humana

Cuidado com os compostos que vendem por aí, diz nutricionista
Por Maria Fernanda Schardong
25/09/2009

A receita circula pela internet e muita gente experimenta o suplemento nutricional que promete eliminar toxinas do organismo, auxiliar na perda de peso e, de quebra, diz que tem ação antioxidante. A chamada ração humana está à venda em casas de produtos naturais e, garante o rótulo, não faz mal nenhum. Nutricionista, no entanto, faz ressalva sobre o uso desses compostos na hora de substituir as refeições.

A terapeuta natural Lica Takagui, responsável pela ração humana, afirma ter reunido, de uma vez só, todos os ingredientes necessários para garantir uma boa alimentação. São 16, ao todo e a receita é rebuscada. Mistura quinua real, agar agar (uma gelatina proveniente das algas marinhas), açúcar mascavo, aveia em flocos, cacau em pó, farelo de aveia, farinha de arroz integral, fibra de trigo, fubá de milho branco, farinha de soja, gergelim, cálcio, gérmen de trigo, guaraná em pó, levedo de cerveja e, por fim, semente de linhaça.

Assim como a grande quantidade de ingredientes presentes na fórmula, os benefícios também são muitos, afirma Lika. Segundo ela, a ração humana regula as funções intestinais, aumenta a disposição física, equilibra as funções do organismo, ajuda a combater a flacidez, regula as funções cardiovasculares, retarda o envelhecimento das células, ameniza os sintomas da menopausa, pois é rico em isoflavona, e ajuda na redução de peso.

A receita do suplemento se espalhou rapidamente, e assim, muitas composições que circulam são versões caseiras. Em algumas delas, garante Lica, o valor nutritivo é bem menor. “ Na versão original, vendida em lojas de produtos naturais, não há contraindicações. Recomendamos a ingestão diária de 40 gramas, ou duas colheres de sopa. De preferência, substituindo uma refeição diária”, afirma ela. A terapeuta indica a ração humana para pessoas que não se alimentam bem e desejam complementar o valor nutricional das refeições.

Na opinião da nutricionista da Universidade de São Paulo (USP) Neila Moura, a inclusão do produto na dieta deve ser bem pensada. Para ela, é preciso ter cautela, pois substituir uma refeição não é a melhor opção para quem deseja manter uma boa alimentação. “Acredito que se o indivíduo tiver uma alimentação adequada, com a ingestão de porções de todos os grupos de alimentos, estará contemplando suas necessidades. A pessoa deve estar preocupada em ter uma dieta saudável, e não ficar apenas com olhos focados na rápida perda de peso”, adverte a nutricionista.




OBSERVAÇÃO: CARO LEITORES NÃO SEJA MUMIAS DO CAPITALISMO, PESQUISE ANTES DE CONSUMIR, UM ABRAÇO. PARA MAIS ORIENTAÇÕES PESQUISE NESTE BLOG EU RECOMENDO: http://www.racao-humana.blog.br/





Postar um comentário

0 Comentários