Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Médico do Trabalho, Parabéns pelo seu dia.

Dia 18 de outubro é dia que se comemora o dia do médico, esse que é profissional tão importante nas nossas vidas, e na nossa área não é por menos, não  poderíamos deixar de prestar um homenagem especial a uma grande mulher e a primeira Médica Ocupacional  do Trabalho do Norte/Nordeste, estamos falando da Doutora Jandira Dantas Machado, serve de espelho para qualquer jovem ou adulto pela sua superações e conquistas. Feliz dia dos Médicos são os votos dos alunos, professores,  da faculdade. Parabéns pelo seu dia!

Att: Jonatas Rodrigues


 Doutora Jandira Dantas, Superação Antes do Sucesso. 


O pioneirismo de Jandira Machado não se restringe ao fato dela ter sido a primeira médica do Trabalho das regiões norte e nordeste, Inovarora nos anos 50 quando se transformou numa auditora fiscal do trabalho com pouco mais de 20 anos, a doutora Jandira, como é mais conhecida, moldou sua vida profissional por um processo de coragem e doação. Em 2002, após completar 70 anos, ela resolveu inovar mais uma ves e criou um local para promover a pesquisa e a difusão da informação na sua Recife. Surgiu daí o Espaço Cultural de Saúde Ocupacional Jandira Dantas. Lá qualquer pessoa pode ter acesso a livros raríssimos, revistas brasileiras e internacionais. Uma semana antes de Proteção entrevistá-la em seu confortavel centro de promoção de SST, o novo presidente da Fundacentro havia visitado o local que poderia servir de exemplo para muitos profissionais. Uma demonstração do pretígio da doutora Jandira e da importância do seu Espaço Cultural, um dos mais importantes acervos brasileiros de SST.


Nascida em dezembro de 1931, em Rosário do Catete, no Sergipe, doutora Jandira é hoje uma cidadã do mundo que adotou Pernambuco como seu lar. O Espaço Cultural é uma forma de ela retribuir as oportunidades que teve quando muito jovem. Seu pai saiu de Rosário para Aracaju e lá foi nomeado servente da Delegacia Regional do Trabalho de Sergipe. Quando o delegado do Trabalho mudou para o Recife para trabalhar na DRT pernambucana, seu pai e toda a família foram junto.

Com 17 anos Jandira estudava de manhã e à tarde começou a trabalhar na DRT ajudando o pai na emissão de carteiras profissionais. Depois passou a trabalhar todo dia. Ela o irmão Joaquim Dantas fizeram Medicina sempre com muita dificuldade " Meu primeiro livro de Anatomia - conta ela - eu e meu irmão passamos o ano pagando a prestação. Não tinha realmente dinheiro. E nós nos formamos. Essa história de que só porque é pobre não pode conseguir é bobagem. Pode sim, desde que você tenha vontade".

Quando foi instalada a seção de Segurança do Trabalho na DRT os dois estudantes de Medicina foram instruídos para fazer as primeiras inspeções em empresas. " Realizei a minha primeira inspeção em 1954. Eu era estudante de medicina na época, ainda não era formada".

Postar um comentário

0 Comentários