O ser humano assume alguns papeis no trânsito mesmo que sem a devida consciência deste fato; seja Ele passageiro, condutor ou pedestre; e o comportamento adotado em cada uma dessas circunstância infliciencirá a segurança em meio a dinámica ação de trânsitar.
O condutor:
Cabe a ele cumprir o que está esabelecido no CTB e suas Resoluções, ser cuidadoso, educado, cuidar de sua segurança de seus passageiros; aplicar técinicas e conceitos de Direção e Pilotagem Defensiva.
O passageiro:
Ao ser transportada a pessoa não esperar que só o condutor seja responsável pelos procedimentos de seugrança; o mesmo assumira seu papel, seja não promovendo ações que poderiam provocar no condutor distrações, desvios de conduta, comportamentos agrassivos; ao passageiro é fucultado oprivilégio de contribuir para segurança no trânsito.
O pedestre:
Andar é nosso primeiro ato de indepedencia o mais atingo meio de locomoção que se tem notícia; desde os primeiros passos e durante a vida; uma pessoa percorre em média 15o ooo km, algum em torno 4 voltas ao redor da terra(DENATRAN).
Alguns pedestres acreditam que as leis de trânsito são dispostas apenas para condutores e veículo mas, o trânsito é feito por pessoas, animais e veículos segundo a lei 9503/97. Aos pedestre é disciplinado o uso de passeios, passagens, acostamentos.
Esse personagem é facutado também a obdiência as Leis de trânsito, conhecer procedimentos de segurança, normas de como transitar, cruzar as vias públicas; esse papel neste tão grande universo das ruas o pedestre poderá fezer a difernça..
(GTSVF)
0 Comentários
Seja Bem Vindo ao Grupo Trabalho Seguro Vida Futura, agradecemos sua visita, e aguardaremos seu retorno.