Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Bebidas energéticas pode ser prejudicial a saúde

Preocupado com os danos que pode fazer sobre crianças e adolescentes.Especialistas dizem que devem ser monitorados como o álcool rapé, ou medicamentos de prescrição 

Bebidas energéticas pode ser perigoso para os jovens , segundo um relatório apresentado nos Estados Unidos por pediatras. O relatório argumenta que não se deve consumir estes produtos apesar de sua popularidade.

Entre os possíveis danos causados ​​principalmente pelo excesso de cafeína e ingredientes semelhantes, sem palpitações, convulsões, derrames e até mesmo as possibilidades de morte súbita , os autores do relatório escreveu para a revista médica Pediatrics .

Os médicos Dezembro informações oficiais e grupos de interesse, publicações científicas, relatos de caso e artigos na mídia. Os dados coletados por especialistas que criaram o estudo, é o caso de um jovem de 18 anos de Missouri. O menino sofreu uma convulsão e foi internada cinco dias no ano passado depois de beber duas bebidas energéticas uma grande marca que nunca tinha experimentado . Seu médico acha que os ingredientes cafeína ou semelhante poderia habérsela causados.


Segundo o relatório, algumas destas bebidas contêm quatro a cinco vezes a quantidade de uma bebida de cafeína e existem vários caras que bebem quatro ou cinco delas por dia.

Os autores do relatório é chamado de pediatras para pedir-lhes regularmente a seus pacientes e seus pais sobre o possível uso de bebidas energéticas para alertar sobre os riscos e recomendam que parem de usá-los.

" Nós desencorajar o uso rotineiro " em crianças e adolescentes, disse o Dr. Steven Lipshultz, chefe da Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Miami, que escreveu o relatório, juntamente com outros colegas no centro.

Segundo o estudo, bebidas energéticas geralmente contêm ingredientes que podem aumentar os efeitos da cafeína ou podem ter outros efeitos colaterais como náuseas e diarréia .
 
MANHUAÇU – O consumo dos famosos energéticos é muito comum, principalmente entre os jovens, seja para que eles tenham mais disposição durante o dia, para passarem a noite acordado estudando ou para não perderem o pique durante as baladas. Porém a ingestão excessiva deste tipo de bebida pode causar sérios problemas, ainda mais quando aliado a bebidas alcoólicas.
 
Segundo o cardiologista Frank Nunes, esse risco ocorre devido a grande concentração de cafeína, entre outros componentes, que são encontrados nas bebidas energéticas. Apesar de esse elemento ser benéfico à saúde, seu consumo de forma exagerada pode gerar prejuízos ao organismo. “O que determina se vai haver algum prejuízo ao organismo é a quantidade ingerida. O energético contém, entre outros componentes, a cafeína e a taurina. A cafeína é até mesmo benéfica ao organismo no sentido de ganho de atenção e diminuição de sensação de fadiga. Mas pode se tornar prejudicial quando há um excesso no seu consumo”, afirma.
Frank também explica que o uso excessivo destas bebidas pode causar tanto problemas neurológicos, quanto cardíacos. “Do ponto de vista neurológico, o excesso de energéticos podem causar irritabilidade e insônia. Já do ponto de vista da parte cardiológica, isso pode induzir um aumento da pressão e estimular as taquicardias. Além disso, pode ser também um estimulo à arritmia cardíaca em pessoas que já têm uma pré-disposição a este problema”, ressalta.
 
O especialista afirma que o energético pode ser consumido diariamente, porém desde que de forma moderada. Mas ressalta que devido a grande concentração de cafeína existente nestas bebidas, prefere, particularmente, optar pelo bom e velho cafezinho. “Cada energético contém cerca 80ml de cafeína, isso equivale a aproximadamente três ou quatro xícaras de café. Por tanto o uso diário tolerável deve ser de uma ou duas latas. Mas particularmente acho que o cafezinho seria mais benéfico que estas bebidas”, enfatiza.

ENERGÉTICO E ÁLCOOL:
 
Frank frisa também que a mistura dos energéticos com a álcool é totalmente contra indicada. “Este talvez seja o pior problema. O álcool é um depressor do sistema nervoso central. Apesar de no início da ingestão a pessoa ter uma sensação de euforia, acaba posteriormente tendo sonolência e perca de reflexos. Isso influencia para que ela perceba que deve parar de beber. Mas o energético, com suas substancias estimulantes, inibe a sensação de embriagues e faz com que o individuo ingira mais bebida alcoólica que o normal, o que pode causar sérios riscos, principalmente se ele estiver motorizado”, reitera o especialista.

ENERGÉTICO E OS ESTUDOS:
 
Quanto ao costume dos jovens de ingerirem bebidas energéticas para terem mais disposição para estudar durante a noite, o médico explica que acaba sendo mais prejudicial que benéfico. Para ser ter bons resultado nos estudos, é preciso ter também uma boa qualidade de descanso. “Tudo deve ser realizado da forma mais fisiológica possível. È natural que às vezes ao estarmos com sono, acabemos consumindo um cafezinho ou algo do tipo. Mas quando as pessoas consumem energéticos para ficarem mais alerta, podem ter inclusive problemas de insônia e quando há uma má qualidade de sono, a capacidade de memorização torna-se menor. Então o ganho que o jovem acha que teria não irá acontecer. Para se ter uma boa qualidade de estudos é preciso ter uma boa recuperação noturna, um bom descanso do cérebro e uma boa noite de sono”, finaliza.

Fontes: Diario de MANHUAÇU & Infobae

Postar um comentário

0 Comentários