
GTSVF- Por que você escolheu essa profissão de Tecnólogo em Segurança do Trabalho?
Jonatas Rodrigues - Escolhi essa profissão porque ela está voltada ao cuidado com o próximo, ou seja, protejo o trabalhador de possíveis acidentes do trabalho e cuido de sua saúde para que ele volte para sua casa e dê continuidade a sua cidadania e assim garanto melhor qualidade de vida.

GTSVF- Como surgiu o 1° site de Tecnólogos em Segurança do Trabalho?
Jonatas Rodrigues - O 1° site de Tecnólogos em Segurança do Trabalho surgiu com a ideia de apresentar o projeto social que tem como objetivo conscientizar o trabalhador através de um cursos gratuitos da área e também levar notícias a todos os trabalhadores que tiverem necessidade das informações. Foi na faculdade que tivemos essa visão de transformar esse espaço num meio de comunicação para lutar por nossa regularização diante o Ministério do Trabalho para conquistar assim o CBO, CONFEA, e etc, enfim, buscando os objetivos que os trabalhadores e prevencionistas necessitam alcançar, melhores condições de trabalho se tratando em Segurança do Trabalho. O projeto social leva o nome Grupo Trabalho Seguro, Vida Futura que tem a finalidade de trabalhar com as comunidades transformando em um novo amanhecer.
GTSVF- O que é Grupo Trabalho Seguro, Vida Futura (GTSVF)?
Jonatas Rodrigues - O GTSVF é uma equipe que trabalha 24h trazendo notícias aos profissionais da área de Segurança do Trabalho, através das redes sociais, de notícias, informativos, materiais entre outros. Ela é formada por profissionais altamente qualificados que se dividem pelos setores administrativo, financeiro, comercial e pessoas responsáveis pelas entrevistas. E com o crescimento do nosso site está chegando um grupo para trabalhar em consultorias, além de cursos entre outras novidades.
GTSVF- Qual foi a maior dificuldade para implementação do site?
Jonatas Rodrigues - A maior dificuldade encontrada foi formar a equipe com pessoas que se identificassem com o projeto, tivesse dedicação e compromisso, pois a finalidade do site é oferecer o melhor para o leitor, e não se trata apenas ter criado, mas também de toda uma estrutura necessária para mantê-lo e dessa forma agradeço através da minha equipe a todos parceiros, amigos, leitores que fazem do nosso crescimento a motivação para continuarmos em frente. Graças a Deus, pois sempre encontrei amigos como Micheli Cristinne, Jair, Luiz Mesquita, Paulo Pessoa, Sergio Filho e a quem não está mais conosco como o caso de Cidomar Santos (falecido em Abril de 2012) entre outros e sem esquecer da minha em especial a minha equipe que garante o trabalho de qualidade.
GTSVF- Quais as grandes conquistas durante esses mais de 2 anos?
Jonatas Rodrigues - Presenciar e participar ativamente da conquista dos Tecnólogos em Segurança do Trabalho na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), a entrada desses profissionais na Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA). Parcerias com as empresas renomadas como o CCAA, HEMOPE, ODONTOLOGIA Dr. ANIBAL, GRUPO CIPA, PREVENÇÃO/EXTINTORES, AGMA CURSOS, EDITORA NACIONAL LTR, além do SINDICATO DOS TÉCNICOS EM SEGURANÇA DO TRABALHO DOS ESTADOS DE PERNAMBUCO E DA PARAÍBA. Isso demonstra o quanto essas instituições têm responsabilidade em segurança do trabalho e isso nos fortalece como prevencionistas e tecnólogos em segurança do trabalho levando assim através da rede mundial qualidade de vida.
GTSVF- Qual apoio você teve para que o site conquistasse esse crescimento com mais de 244.000 acessos em 2012?
Jonatas Rodrigues - Graças a Deus temos que agradecer a todas as empresas que participam, o Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho do estado de Pernambuco tendo como presidente o amigo Paulo Pessoa que foi um dos primeiros parceiros que apoiou para dar o pontapé inicial na implementação do site, além do professor, engenheiro e amigo Cidomar Santos que perdemos recentemente, mas estará sempre em nossos corações, ele era muito importante, fez parte dessa semente que germinou e cresce a cada dia, pois abraçou a causa para que o site tivesse início e andamento, como a realização que estamos tendo atualmente.
GTSVF- Como você ver a segurança do trabalho no estado de Pernambuco?
Jonatas Rodrigues - Com muita dificuldade, como o nosso presidente dos técnicos em segurança do trabalho em uma entrevista ao site disse: “O estado de Pernambuco não demonstra responsabilidade com a segurança do trabalho.” Na verdade isso é uma realidade a nível nacional, pois os amigos Técnicos em Segurança do Trabalho não têm o piso salarial, há a necessidade de melhores condições de trabalho para os profissionais que buscam exercer da melhor forma sua função na empresa, ou seja, não há respeito tanto com o trabalhador quanto com os profissionais da área que seja: técnicos, tecnólogos e engenheiros médicos e enfermeiros em segurança do trabalho. Há na verdade uma maquiagem que se borra a cada dia que vemos um acidente a nossa frente. Se o Governo Estadual se preocupa com o trabalhador por que vemos tantos acidentes havendo no âmbito laboral e ai de vez em quando para amenizar ou se promover a nível nacional ou internacional encena o que está fora da realidade e por que então não levar a segurança do trabalho a sério. Vejo uma falta de respeito que seja do governador como da presidenta Dilma diante de toda essa situação.
GTSVF- Qual sua visão da segurança do trabalho a nível nacional?
Jonatas Rodrigues - Como já disse antes a nível nacional a situação está precária, se formos analisar está na UTI e aí nossa Presidenta Dilma cria o Plano para Reduzir o Acidente do Trabalho, mas na prática não funciona tem muito para ser feito, pois há vários setores públicos que não têm segurança do trabalho e se tem não vemos acontecer nem sequer há treinamentos que contribua para conscientização e prevenção dos trabalhadores seja público ou privado. Portanto se faz necessário deixar de tanta ideologia e partir para práticas.
GTSVF- Em sua opinião há divergência entre técnicos e tecnólogos em segurança do trabalho?
Jonatas Rodrigues - Não. Não vejo divergência, apenas uma pequena falta de conhecimento por parte dos técnicos sobre a função dos tecnólogos e acabam tendo receio de perderem seu espaço no mercado de trabalho que tanto vêm lutando ao longo desse tempo, mas são grandes parceiros exemplo disso é o presidente Paulo Pessoa e o da Paraíba que representam assim o Sindicatos dos Técnicos em Segurança do Trabalho de seus Estados. Estamos entrando no mercado de trabalho para fortalecer, somar e não para diminuir. A união faz a força e o nosso curso tem a gestão em segurança do trabalho, ou seja, corresponde em gerenciar a segurança do trabalho, já os técnicos têm o seu espaço (função) como também os engenheiros, enfim, todos os profissionais que tendem a fazer a prevenção do trabalhador e isso deve ser nosso maior objetivo.
GTSVF- Quais maiores dúvidas você encontra em contato com os Tecnólogos em Segurança do Trabalho?

GTSVF- É verdade que o Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho vem abraçando os Tecnólogos no Estado de Pernambuco?
Jonatas Rodrigues - Sim. O Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho está nos apoiando em tudo que é possível para que juntos possamos estar combatendo o trabalho infantil, acidentes dentro das empresas, mas ainda conscientizando as pessoas a partir de palestras, etc.. Tenho muito a agradecer ao nosso amigo Presidente Paulo Pessoa.
GTSVF- Como está o andamento das parcerias de empresas com o 1º site de Tecnólogos em Segurança do Trabalho?
Jonatas Rodrigues - Graças a Deus a parceria com empresas está bastante significativa, acho que estamos conseguindo um espaço na rede mundial nunca antes não visto. Temos muitas empresas que valorizam seus trabalhadores sabem da importância da Saúde e Segurança do Trabalho.
GTSVF- Quais dicas você daria para quem pretende fazer esse curso superior de Tecnólogos em Segurança do Trabalho?
Jonatas Rodrigues - Conhecer o curso, buscar informações sobre como está à situação dessa profissão nas empresas, avaliar se realmente é o que quer exercer profissionalmente, ou seja, se tem perfil para essa área de atuação, pois não é fácil ser um Profissional de Segurança do Trabalho num país que investe mais em rodovias do que em educação, que gasta em infra-estrutura para copa do mundo que deve ser de dois meses e não investe em professores e um salário mais digno de se viver.
GTSVF- E quais dicas você daria para os tecnólogos recém-formados?
Jonatas Rodrigues - A dica que dou para os Tecnólogos em Segurança do Trabalho recém-formados é que primeiro procure uma pós-graduação que se identifique, mas também que esteja vinculada as necessidades do mercado de trabalho, procure está sempre informado através de sites, redes sociais entre outros transformando assim uma corrente do bem.
GTSVF- O que podemos esperar do 1º site de Tecnólogos em Segurança do Trabalho?
Jonatas Rodrigues - O melhor para todos os prevencionistas e trabalhadores. Exemplo disso temos a parceria com a Editora LTR que por 1 ano estaremos fazendo sorteios de livros da nossa área de atuação, deixando o site mais interativo, também teremos cursos em parceria com a instituição AGMA CURSOS, aproveitando o momento para agradecer ao Tenente Ariano da instituição por sua grande colaboração. Enfim, as coisas estão cada vez mais interessantes, visando sempre a segurança do trabalho com responsabilidade social.
GTSVF- Nesse fim de entrevista o que você gostaria de deixar para os leitores?
Jonatas Rodrigues - Gostaria de agradecer a todos que fazem da Segurança do Trabalho uma qualidade de vida melhor para o trabalhador, que sempre Deus proteja esse profissional que investe pesado em sua profissão e deixo o seguinte recado: "Não queira jamais o reconhecimento do homem, pois por muitas vezes passa rápido, mas a de Deus se perpetua por toda vida" Um forte abraço a todos e um feliz dia do trabalhador que para mim é todos dias.
0 Comentários
Seja Bem Vindo ao Grupo Trabalho Seguro Vida Futura, agradecemos sua visita, e aguardaremos seu retorno.