Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Reivindicações de defensores dos animais serão encaminhadas ao Governo do Estado

Uma série de reivindicações feitas por defensores dos animais, em audiência pública realizada hoje pela manhã na Assembleia Legislativa, será encaminhada ao governador do Estado pela Comissão de Meio Ambiente. O encontro – solicitado pelo deputado Daniel Coelho – reuniu representantes de vários movimentos sociais, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e governos municipal e estadual.

Uma das reivindicações é tirar a questão dos animais da área de saúde e passar para a ambiental, buscando recursos específicos para o setor. Também foi solicitada a extinção dos veículos de tração animal; a regulamentação de leis de proteção ao animal já sancionadas; a construção de hospitais e centros veterinários públicos; e a implantação de programas de castração, entre outras.

A bióloga Aline Gusmão, representante do Movimento de Defesa Animal (MDA), lembrou que, legalmente, os animais estão sob tutela do Estado, têm direitos e sentimentos, não podendo apenas ser vistos sob a ótica de trazer riscos à saúde pública. “Estudo do FBI mostra que 80% dos assassinos começam matando animais, a questão é muito maior”, disse.

A delegada de Meio Ambiente, Nely Queiroz, e o representante da OAB, Jaime Asfora, trataram da situação dos Centros de Vigilância Ambiental, sobretudo o do Recife, onde encontraram animais vítimas de maus-tratos, sem os cuidados necessários e sendo mortos em quantidade, sem critérios. “Precisamos ter para onde levar os animais em situação de abandono e violência, são muitas as queixas”, apelou a delegada.

Representante da ONG Quatro Patas, a bióloga Conceição Maciel, cobrou o cumprimento da lei que proíbe os veículos de tração animal no Recife (de autoria de Daniel), denunciando que muitos cavalos são usados por seus donos durante o dia e alugados à noite. A professora da UFRPE Cristina Coelho emocionou os participantes da audiência mostrando imagens de animais vítimas de maus-tratos e sugeriu a descentralização da castração dos bichos. Manoel Tabosa, da Associação de Defesa do Meio Ambiente em Pernambuco, denunciou os maus-tratos aos cães de aluguel – tema de outro dos seis projetos de lei de Daniel Coelho.

O deputado José Humberto, presidente da Comissão de Meio Ambiente, chamou atenção para o interesse que o tema desperta na sociedade, tendo em vista que o auditório ficou lotado. “Precisamos agir”, falou. “Temos a obrigação de manter um fórum permanente sobre o assunto, pois o que todos os participantes deste encontro querem é o bem estar de nossos animais”, concluiu Daniel.

Postar um comentário

0 Comentários