Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Concessionária exige projeto de segurança para condecer alvará

PRAE (Programa de Redução de Acidentes Elétricos), lançado na Paraíba pelo CPR (Comitê Permanente Regional), em 2006, inspirou mais um avanço em SST. A partir de setembro, a Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no estado, passará a conceder alvarás de construção somente após apresentação de projetos de segurança. O objetivo é reduzir mortes e acidentes por choque elétrico.

A ideia foi divulgada, primeiramente, durante a 176ª reunião ordinária do CPR-PB, realizada em 12 de junho. "Anteriormente, as normas estabeleciam a necessidade de projeto elétrico, apresentando a relação de carga a ser utilizada durante a obra, uma planta de situação e a ART do responsável pela obra, para a definição do tipo de fornecimento aplicável", explica o engenheiro Francisco Leite Brasil, gerente do Departamento de Construção e Manutenção da Distribuição da Energisa.

Com as alterações na Norma de Distribuição Unificada (NDU-002) da empresa, passam a ser exigidos: Detalhamento do aterramento dos quadros elétricos; Localização dos quadros elétricos em planta baixa; Diagrama unifilar com quadros de cargas; e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). 

Fonte: Revista Proteção

Postar um comentário

0 Comentários