Este é um assunto que como gago que sou, fica muito difícil não personalizar em alguns momentos, pois minhas experiências devem ser parecidas com as do que como eu tem esta disfunção na comunicação e não somos poucos, aproximadamente 5% da população mundial tem algum tipo de disfluência na comunicação.
Este é um número expressivo e que infelizmente não tem o devido reconhecimento do nosso Governo em propiciar políticas públicas que facilitem a inserção do Gago no mercado de trabalho.
As dificuldades são muitas, a partir dos anúncios de empregos das empresas que normalmente colocam logo de cara “EXIGIMOS FLUÊNCIA VERBAL”, este é o primeiro obstáculo que temos que superar, fora a este, muitos outros se juntam, pois as pessoas normalmente pensam que a dificuldade de se expressar é sinônimo de retardo mental, nós sentimos isso quando de uma entrevista, infelizmente a primeira impressão é a que fica, a partir daí nem olham a qualificação, preparação, títulos e as aptidões para aquela vaga.
Não quero dizer que a fluência verbal não é importante para alguns cargos, mas na maioria das vezes, não seria o fator principal.
De minha parte desde o começo de minha vida profissional tive uma certa dose de sorte aliada à perseverança, obstinação e preparação, que é o perfil da maioria dos que tem este tipo de disfunção.
Trabalhei 13 anos em uma multinacional, cheguei onde queria chegar, mas tive que engolir diversos sapos, como uma vez que eu estava concorrendo a uma promoção e o Gerente do departamento na época falou que eu estava mais preparado e qualificado para assumir a vaga, mas ia dar a promoção para outro devido a minha dificuldade de comunicação e ainda arrematou que queria me ver pendurado em um coqueiro para que eu me enforcasse, levei na esportiva, graças a Deus sempre havia rodízio na gerencia entre os departamentos e o novo gerente que já me conhecia e via meu trabalho me deu todas as promoções que eu merecia, este é apenas um exemplo, que acho muitos que tem esta dificuldade devem passar em sua vida profissional, mas isso não pode ser desculpa de se diminuir ou achar que é pior que os ditos normais, estas situações tem que servir como um incentivo para sempre melhorar, ser obstinado e perseverante, pois sempre haverá pessoas que reconheceram que o trabalho, o conhecimento e a dedicação é maior que uma limitação na comunicação.
Quando saio de casa todo o dia tenho sempre em mente o exemplo de outros que como nós superaram barreiras e fizeram a história do mundo.
Penso no livro do Êxodo 3,4 versículos 10 a 17, “ E disse Moisés ao Senhor: Ah! Senhor! Eu não sou eloqüente, nem de ontem, nem de anteontem, nem desde o tempo que começaste a falar com teu servo; por que sou lento de boca e pesado de língua... (Moisés era Gago), o diálogo continua, mas o que quero dizer com isso é que o primeiro e único Porta voz de Deus era Gago.
Sem falar de outros que fizeram e fazem a história do mundo, tais como, Demóstenes o maior poeta grego, Charles Darwin e seu avô Erasmos Darwin, Sir Winston Churchill, Thomas Jefferson e tantos outros.(mais informações no site FAMOUS PEOPLE WHO STUTTER) .
São os exemplos destas pessoas que me movem para superar os obstáculos e preconceitos que se impõe em eu caminho, às vezes bate um desânimo, mas não podemos baixar a cabeça e aceitar essa situação, temos que lutar e superar com dignidade estes desafios e acho que até hoje sempre consegui todas as metas que me impus e acho que isto acontece com várias pessoas que tem esta mesma dificuldade.
Temos hoje várias maneiras de melhorar a condição de vida e a fluência, o tratamento fonoaudiólogo aliado com o psicológico é uma ajuda, apesar de ser um tratamento demorado e extremamente caro, já fiz vários, até com quem começou este trabalho no Brasil que foi o Dr. Pedro Bloch no Rio de Janeiro, e sempre ao longo da vida fiz tratamento, melhora, mas nem sempre se tem dinheiro para manter o tratamento, existem tratamentos feitos pelo Estado, mas são muito precários e insuficientes para a quantidade de pessoas que necessitam, o tempo do tratamento leva no mínimo 5 anos e às vezes toda uma vida.
Temos no Recife uma instituição séria que ajuda com reuniões, que juntam pessoas com esta disfunção que é a ABRAGAGUEIRA que ajuda na troca de informações e dá apoio, onde falamos dos nossos problemas e isto ajuda muito, a união faz a força.
A tecnologia chegou ao tratamento da Gagueira, hoje uso um aparelho que já é utilizado em várias partes do mundo a mais de 10 anos e que há pouco tempo chegou ao Brasil que é o SpeechEasy que melhora substancialmente a fluência, mas que hoje ainda é caro para a maioria da população, tive a satisfação de trabalhar com uma pessoa que reconhece meu valor e pagou este aparelho para mim a quem serei eternamente grato, mas gostaria de ver como nos Estados Unidos o Governo pagar este tipo de aparelho que pode mudar a vida de muitas pessoas, como aos poucos esta mudando a minha.
Esta vai ser minha luta que hoje de alguma maneira como formador de opinião que sou posso dar uma pequena contribuição para esta causa, para que mais pessoas possam ter a chance de melhorar a qualidade de vida e conseguir se inserir na comunidade e no mercado de trabalho com dignidade e o valor que merecem.
Este artigo que escrevo não deve ser entendido como uma reclamação da discriminação por que passamos e que infelizmente são muitas, mas como um ato de esperança e dar força a todos aqueles que tem esta disfunção e que não podem desanimar, tem que confiar em suas potencialidades, sua força, perseverança e mudar esta realidade, desistir jamais, lutar sempre.
Especialista em Gestão e Políticas Públicas
Editor Chefe dos Sites Blog das PPPS, Tecnólogos em Segurança do Trabalho e Política na Web
0 Comentários
Seja Bem Vindo ao Grupo Trabalho Seguro Vida Futura, agradecemos sua visita, e aguardaremos seu retorno.