Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Novos prefeitos, velhos problemas

Pronto! Agora temos prefeitos novinhos em folha. Na verdade, alguns não tão novos assim, porque reeleitos, ou porque repetem fórmulas velhas. De qualquer forma, as esperanças se renovam e por isso republicamos as propostas dos candidatos eleitos em onze capitais na área de mobilidade urbana. São promessas de campanha e por isso há de tudo, desde a desgastada ampliação de ruas e avenidas, a renovação de frotas de ônibus, até a implantação de VLTs e de sistemas cicloviários e a melhoria das calçadas. Vale a pena conferir e ficar de olho.

Sintomaticamente, uma pesquisa realizada em Belo Horizonte mostra que a população da capital mineira sugere o metrô como a melhor solução para o transporte urbano apesar da opção da maioria das cidades brasileiras pelo sistema BRT, baseado em ônibus. O resultado é indicativo da má imagem que os sistemas de ônibus ainda ostentam no Brasil em função da falta de pontualidade, desconforto e quase ausência de manutenção e limpeza nos veículos coletivos.

Uma alternativa interessante é o projeto de lei para a concessão de vale transporte como ajuda de custo aos trabalhadores que usem suas bicicletas para ir e voltar do trabalho. Outra opção para o futuro é o projeto da Itaipu Binacional de eletrificar o VLT produzido pela empresa nordestina Bom Sinal, hoje funcionando em várias capitais do Nordeste com motorização diesel.

Em outra frente, a do transporte de mercadorias, iniciamos nesta semana a série sobre trabalhadores que fazem entrega de cargas urbanas com veículos movidos a pedal. São atores silenciosos das cidades que carregam água, frutas, carnes e outros alimentos, além de roupas, livros e revistas pelas vias urbanas. Trabalham duramente, arriscam-se em meio ao tráfego pesado, mas raramente são lembrados como contribuintes para a sustentabilidade urbana. Talvez os novos prefeitos possam despertar para essa rede existente e eficiente. Confira a série.
Marcos de Sousa
Editor do Mobilize Brasil
Mobilize Brasil

Postar um comentário

0 Comentários