
Sintomaticamente, uma pesquisa realizada em Belo Horizonte mostra que a população da capital mineira sugere o metrô como a melhor solução para o transporte urbano apesar da opção da maioria das cidades brasileiras pelo sistema BRT, baseado em ônibus. O resultado é indicativo da má imagem que os sistemas de ônibus ainda ostentam no Brasil em função da falta de pontualidade, desconforto e quase ausência de manutenção e limpeza nos veículos coletivos.
Uma alternativa interessante é o projeto de lei para a concessão de vale transporte como ajuda de custo aos trabalhadores que usem suas bicicletas para ir e voltar do trabalho. Outra opção para o futuro é o projeto da Itaipu Binacional de eletrificar o VLT produzido pela empresa nordestina Bom Sinal, hoje funcionando em várias capitais do Nordeste com motorização diesel.
Em outra frente, a do transporte de mercadorias, iniciamos nesta semana a série sobre trabalhadores que fazem entrega de cargas urbanas com veículos movidos a pedal. São atores silenciosos das cidades que carregam água, frutas, carnes e outros alimentos, além de roupas, livros e revistas pelas vias urbanas. Trabalham duramente, arriscam-se em meio ao tráfego pesado, mas raramente são lembrados como contribuintes para a sustentabilidade urbana. Talvez os novos prefeitos possam despertar para essa rede existente e eficiente. Confira a série.
Marcos de Sousa
Editor do Mobilize Brasil
Mobilize Brasil
0 Comentários
Seja Bem Vindo ao Grupo Trabalho Seguro Vida Futura, agradecemos sua visita, e aguardaremos seu retorno.