Não tem como evitar banheiros públicos e vestiários. Afinal, são essenciais, seja para tomar banho depois de transpirar muito praticando esportes ou para aliviar o aperto do xixi. Os problemas aparecem quando esses locais não são limpos adequadamente. Como são frequentados por muita gente, podem acumular vírus e bactérias causadoras de doenças.
A principal parte do corpo atingida é a pele, que sofre com as famosas micoses. Por isso, a regra para meninos e meninas não se darem mal é uma só: tomar cuidado e se prevenir. Como? Não sentando no banco sem roupas íntimas ou outro tipo de proteção, não andando descalço, não sentando diretamente no assento sanitário e lavando bem as mãos com água e sabão antes e após usar o banheiro.E olha que o ato salvaria a vida de milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas). O problema é que, de acordo com pesquisa da Sociedade Americana de Microbiologia, 25% dos homens não lavam as mãos depois de fazer xixi ou cocô. Para seu próprio bem e o das outras pessoas, não faça parte desse time.Com a proximidade do verão, nada melhor do que espantar o calor mergulhando numa piscina. Nesses locais também é preciso atenção, pois nem sempre a higiene é feita como deveria. Saiba mais sobre o assunto:
Banheiros e vestiários públicos são mesmo perigosos?
Posso andar descalço nesses locais?
Sim, desde que em seguida os pés sejam adequadamente limpos. Apesar disso, a sensação não é nada agradável. O ideal é usar chinelos de borracha para circular em espaços públicos.
Quem tem micose pode entrar na piscina?
As meninas que tiram a sandália em festas podem ir ao banheiro descalças?
Posso sentar no vaso sanitário de banheiro público?
Quais doenças posso pegar?
Como ocorre a transmissão?
Quem corre mais riscos: menino ou menina?
Quais objetos pessoais não podem ser emprestados?
É possível pegar DSTs, como HPV, no banheiro?
FONTE: Diário do Grande ABC