Header Ads Widget

Responsive Advertisement

A cidade Paulista recebe 1ª Feira Literária


FLIPA homenageará o escritor Amaro Poeta e o educador Paulo Freire. Cerca de 100 mil títulos serão expostos a um custo 30% mais barato que o mercado em geral, aquecendo o cenário cultural do litoral norte

Durante cinco dias, a cidade do Paulista será um terreno fértil para a cultura, lazer e conhecimento. Entre os dias 22 e 26 de agosto, o município do litoral norte de Pernambuco receberá escritores, educadores, empresários do mercado editorial, professores, estudantes entre outros interessados no mundo da literatura. A 1ª Feira Literária do Paulista (FLIPA) teráentrada gratuita e acontecerá no Clube Municipal do Paulista, no bairro do Nobre. A espectativa de público para o evento é de mais de 200 mil pessoas. O anúncio do evento foi realizado nesta terça, na Pizzaria Atlântico, no Bairro das Graças - Recife.

A FLIPA será aberta às 10h da quarta-feira (22) e, a partir daí, terá o funcionamento entre as 9h e 21h. O tema da feira é “Educação e Sustentabilidade” com o objetivo de estimular a discussão entre profissionais da área, formadores de opinião e público em geral sobre o futuro do planeta. . “A ideia da FLIPA é propiciar condições para que as pessoas do litoral norte do Estado possam adquirir livros e se aproximar do universo literário. Estamos plantando uma semente para melhorar o quadro educacional que vivemos hoje no país”, declarou José Alventino Lima, presidente da Andelivros.

O evento cultural ainda prestará uma justa homenagem a dois personagens. O escritor e presidente da Academia de Letras e Artes do Paulista (Alap) Amaro Poeta será o homenageado principal da FLIPA. Já o auditório destinado a palestras e debates terá o nome Paulo Freire para celebrar o patrono da educação brasileira. “Agradeço a homenagem, é uma grata surpresa que quero dividir com cada munícipe. Nós da Academia de Letras e Artes do Paulista temos a intenção de abrir caminho para novos escritores”, falou emocionado Amaro Poeta.

A programação da FLIPA valoriza a produção cultural da região, apresentando nomes como o cantor Nando Cordel, o escritor José Alves Sobrinho, o professor Hugo Monteiro, o psicólogo Luiz Schettini e a sexóloga Marta Menezes. A feira também reservará espaço para nomes de peso nacional como o educador Celso Antunes, que tem 180 livros didáticos lançados e é membro da UNESCO. “É uma feira que já começa importante, porque nós trabalhamos com as editoras mais respeitadas do país e com a difusão do livro”, afirmou Patrícia Guedes, diretora da It” Comunicação.

Além de construir um foco de cultura no litoral norte, a FLIPA propiciará a geração de quase500 empregos (200 diretos e 300 indiretos) e o aperfeiçoamento dos professores da rede municipal de ensino do Paulista. Para tanto, serão concedidos bônus-livro para 1.187 professores, gestores e técnicos. Os bônus-Livro não podem, sob hipótese alguma, serem trocados por dinheiro sendo, inclusive, proibido o troco em dinheiro. Assim, as notas só devem ser trocadas por livros e materiais pedagógicos nos estandes de expositores presentes no evento. Cada educador terá direito a um talão com valor equivalente a R$ 100,00. Para viabilizar isso, a Secretaria de Educação do Paulista investiu R$ 118.700,00. Programação em anexo.

Fotos: Patrícia Nogueira

Mesa, composta da esquerda para direita, por: José Alventino Lima (Presidente da Andelivros), Patrícia Guedes (Diretora da It! Comunicação), Jaqueline Moreira (Secretária de Educação do Paulista), Marileide Gonçalves (diretora de Ensino da Prefeitura do Paulista) e Amaro Poeta (presidente da Academia de Letras e Artes do Paulista e homenageado da FLIPA).

Postar um comentário

0 Comentários