Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Ação Comunitária é a nova parceira da Ambev em programas de consumo responsável


A ONG Ação Comunitária é a nova parceira da Ambev no programa Jovens de Responsa que, em parceria com outras 17 ONGs, visa inibir o uso de álcool entre menores de 18 anos e orientar jovens mais velhos quanto ao consumo consciente.

A ONG Ação Comunitária é a nova parceira da Ambev no programa Jovens de Responsa que, em parceria com outras 17 ONGs, visa inibir o uso de álcool entre menores de 18 anos e orientar jovens mais velhos quanto ao consumo consciente. O trabalho é desenvolvido junto a jovens moradores de regiões de alta vulnerabilidade social.

A Ação Comunitária passa a integrar também outro programa de consumo responsável da Ambev, o Bar de Responsa, que realiza ações junto a donos de bares, a fim de incentivá-los a não venderem bebida alcoólica para menores ou a pessoas embriagadas.

Pelo Jovens de Responsa, cada uma das organizações parcerias desenvolve ações diferenciadas, de acordo com sua realidade local. São realizadas atividades preventivas que alertam para as consequências do uso, bem como os prejuízos causados a longo prazo.

A primeira etapa do programa consiste em capacitar educadores das ONGs e líderes comunitários para intervirem com os jovens no dia-a-dia. “Periodicamente os profissionais receberão orientação sobre práticas preventivas para que possam disseminar o conteúdo junto aos jovens através de atividades interativas e de comunicação”, explica Ana Carla de Souza, coordenadora do Crê-Ser, programa socioeducativo da Ação Comunitária.

Entre as atividades, destacam-se workshops com debates, palestras informativas, oficinas de teatro, esporte, jogos temáticos e apresentações musicais. Segundo Ana Carla, o conteúdo e formato das atividades ficam a critério do plano de ação definido em cada comunidade. “Ele pode ser introduzido nas práticas já realizadas ou podem ser criados trabalhos especificamente para a necessidade local. Dessa forma, se torna mais efetivo dentro da realidade de cada comunidade”, complementa Ana.

Já o programa Bar de Responsa tem o objetivo de estimular a conscientização dos bares sobre a venda indevida de bebida alcóolica aos menores de idade. As organizações parceiras deste programa promovem um concurso para eleger os estabelecimentos que agem de forma mais responsável na região, ou seja, não vendem para menor ou para pessoas já embriagadas.

Os vencedores ganham uma reforma, com pintura e restauro da fachada, por exemplo, além de ganhar mesas, cadeiras e um kit que traz, entre outros itens, um quadro com os mandamentos de venda consciente e utensílios como abridores de garrafa com mensagens de consumo responsável.
“Estamos muito felizes com esta nova parceria. Nosso objetivo é desenvolver tecnologias sociais, ou seja, ações de prevenção simples, eficazes, de baixo custo e que possam ser facilmente reaplicadas. A parceria com a Ação Comunitária é mais um grande passo para o engajamento de toda sociedade por esta causa.

Para a Ambev, não interessa o lucro proveniente da venda de nossos produtos para menores ou para pessoas já alcoolizadas. Por isso, desde nossa criação, temos o consumo responsável como um dos pilares de atuação da companhia”, afirma Ricardo Rolim, diretor de relações socioambientais da Ambev.

Para Claudia Barone, coordenadora do Programa Preparação para o Trabalho, programa socioeducativo da Ação Comunitária, o foco principal dessa parceria entre a Ação Comunitária e a Ambev com os programas Jovens e Bar de Responsa é conscientizar os jovens e torná-los multiplicadores de práticas preventivas dentro da comunidade e também em seus lares. “Vamos somar forças aos programas com duas linhas de atuação diferentes para auxiliar no desenvolvimento de atitudes, valores e condutas mais saudáveis, imprescindível nesta fase precoce da vida, agregando conhecimento, cultura, lazer e entretenimento”, conclui.


SOBRE A AÇÃO COMUNITÁRIA: Com 45 anos de fundação, a Ação Comunitária é uma ONG se dedica à inclusão e responsabilidade social de crianças e jovens de 0 a 29 anos em situação de alta vulnerabilidade social. Desenvolve Programas socioeducacionais em parceria com 36 organizações formalmente organizadas, oferecendo assessoria pedagógica, gerenciamento de atividades, formação de educadores sociais, desenvolvimento de líderes comunitários, articulação com as famílias e acompanhamento dos resultados dos programas por meio de um sistema próprio. Por ano, a Ação Comunitária contabiliza cerca de 6.300 atendimentos, atingindo mais de 11.200 pessoas. Para mais informações, acesse: www.acomunitaria.org.br



A AMBEV E O CONSUMO RESPONSÁVEL: Há doze anos, a Ambev organiza ações de defesa das práticas de consumo responsável. No início dos anos 2000, foi a única companhia de bebidas a participar das discussões da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre os efeitos do uso inadequado de bebidas alcoólicas. Em 2003, lançou o pioneiro Programa Ambev de Consumo Responsável, norteado pelas premissas da OMS e cujos pilares são conscientizar a população sobre os riscos de beber e dirigir e estimular o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores.


De lá pra cá, o tema está presente em diversas ações da Ambev. Entre as iniciativas mais recentes estão os programas Supermercado de Responsa, Bar de Responsa e Jovens de Responsa. O primeiro, em parceria com o Grupo Pão de Açúcar, visa evitar que menores de idade consigam comprar bebidas alcoólicas em supermercados do país. Já o Bar de Responsa visa conscientizar os donos dos estabelecimentos e estimulá-los a promover o consumo responsável – premiando aqueles que seguirem as melhores práticas.

O Jovens de Responsa teve inicio em 2010 e conta com a parceria de 18 ONGs de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O intuito dessa iniciativa é inibir o consumo por menores de 18 anos nas comunidades onde as organizações atuam. Assim como encontrar iniciativas de prevenção simples e eficazes para serem reaplicadas, as chamadas tecnologias sociais.

Além destes programas, o conjunto de iniciativas realizadas pela Ambev traz ainda campanhas de publicitárias como a do +ID, que ressalta que a cerveja é para todos, menos para o menor de idade; a do Motorista da Rodada da Skol; e ainda a da Brahma que traz a mensagem “A regra é clara, menor de idade não pode beber”, estrelada pelo ex-jogador Cafu. A Ambev realiza ainda doação de bafômetros ao poder público – já foram entregues mais de 82 mil aparelhos –; apoia pesquisas sobre consumo de álcool; promove ações com seus funcionários no Dia de Responsa; e organiza seminários para debater a questão.

Referescante

Postar um comentário

0 Comentários