Header Ads Widget

Responsive Advertisement

POLÍTICA OU POLITICAGEM NO BRASIL




O ser humano é político por natureza, o mundo atual e desde os primórdios é movido por três fatores fundamentais, Política, Poder, Dinheiro, estes estão impregnados em todas as atividades do dia a dia de todos nós, não adianta a pessoa falar que não gosta de política que não participa do processo formal desta atividade que sem saber ela participa de uma forma ou de outra.

No Brasil abordando mais especificamente o processo formal da política é infelizmente e sempre foi caótico, é o resultado da falta de educação e conhecimento do povo brasileiro.

Um povo que não conhece seus direitos e deveres nunca poderá eleger políticos que o represente de maneira efetiva e com a consciência do zelo pela coisa pública.

No Brasil não existem Partidos Políticos e sim siglas que são manipuladas por interesses dos mais diversos tipos e com diversos fins, todas elas olhando apenas para seus interesses, sem nenhuma vinculação com as reais necessidades da sociedade.

Não existe fidelidade partidária, os políticos mudam de partidos, fundam outros, ao seu bel prazer ou quando seus interesses não são satisfeitos.

A Lei Eleitoral é frouxa se é que existe de fato, pode existir de direito, mas sempre com várias brechas para manipulações e interpretações, como de resto é toda Lei de nossa Constituição, sempre tem uma forma de burlá-la, pois já são feitas com esse parâmetro, principalmente para beneficiar aqueles que detêm o poder, dinheiro ou amizades.

Para o povo em geral e mais pobre é cadeia, enquanto os reais criminosos que roubam os recursos públicos, sempre saem ilesos e felizes, zombando da ignorância da população.

As reformas políticas que deveriam ser feitas, tenho certeza, nunca o serão, pois iriam mudar o status quo hoje vigente, poderemos ter algumas reformas pontuais que em nada mudarão a atual situação.

Corrupção existe em todos os países do mundo, o problema é que em nosso pais nunca há punição, diferente de outros, onde os políticos são presos, se suicidam ou levam uma bala na nuca e a família ainda paga a bala, não que eu seja a favor destas práticas mais extremas, mas não podemos mais suportar e aceitar pacificamente essa situação.

Fico imaginando se acontece em outros países onde o povo é mais consciente e educado o que acontece em nosso pais, no mínimo iriam para as ruas exigir de forma pacífica ou até mais violenta que suas demandas sejam atendidas.

O Brasil é o país mais rico do mundo em todos os setores, mais nunca chegaremos ao desenvolvimento social, econômico, qualidade de vida de países do primeiro mundo enquanto o povo for obrigado a viver na ignorância sem ter a educação que merece e precisa para entender seus direitos e deveres, de saber eleger e exigir daquelas pessoas que o representam a responsabilidade em atender suas necessidades, ter espírito público, ser ético em suas ações e serem dignos do voto que os levaram a assumir cargos que tem a responsabilidade de melhorar a vida de todos e não tirar proveito para encher seus bolsos com o dinheiro de todos nós, como infelizmente acontece com a maioria destas pessoas.

Infelizmente no Brasil não existe política e sim politicagem, espero que um dia esta situação mude e que o nosso povo tenha representantes realmente comprometidos com o bem comum, é um sonho que espero que um dia se torne realidade, posso não estar vivo nesta época, mais espero que minha filha e netos vejam esse dia.   

Por Augusto Saboia
Especialista em Gestão e Políticas Públicas
Editor do Blog das PPPS, Política na Web, Tecnólogos de Segurança no Trabalho  

Postar um comentário

0 Comentários